Nova entrevista com Enwer Mislim sobre a Vitória de Kobane de Mutulu Çiviroğlu

A entrevista a seguir foi feita com o co-presidente do Cantão de Kobane Enwer Mislim e foi conduzida pelo jornalista Mutlu Çiviroğlu, o qual o blog pessoal pode ser acessado aqui: http://civiroglu.net/ .


-Enquanto notícias da vitória em Kobane tem se espalhado depois de alguns dias vocês só declararam oficialmente uma vitória ontem [26 de janeiro de 2015]. A vitória ecoou pelo mundo e todos estão falando sobre isso. Como você se sente quanto a isso? O que gostaria de dizer sobre essa vitória?

EM – O ataque do ISIS a Kobane está adentrando seu quinto mês. Aqui nossas jovens mulheres e homens exibiram um exemplo de resistência sem igual para proteger a população civil daqui. A vitória que essa resistência resultou chocou o mundo inteiro, e todos tem demonstrado muito respeito por essa vitória. O ataques áereos feitos pela coalição coordenada pelos Estados Unidos também tiveram um papel nessa vitória. A coalizão, dos Estados Unitos à Europa, e todos que nos apoiaram pelo do mundo tem sua parte nessa vitória. Eles se uniram pela irmandade entre povos, paz e democracia contra o ISIS o qual a única filosofia e objetivo é queimar e destruir. Grupos tais como o Siwar Rakka e Şemsi Şimal  do Exército Livre da Síria, assim como os irmãos Peshmerga que nos apoiaram com armamento pesado também contribuiram enormemente para essa vitória. Trabalhando juntos nós conseguiremos não somente expulsar o ISIS de Kobane, como de todos lugares.

 

-Ontem o porta voz dos Estados Unidos Jan Psaki também celebrou a vitória de Kobane e declarou que eles continuarão com seu apoio. Como você avalia esse declaração e a atitude dos Estados Unidos frente a Kobane até agora?

EM – Nós também comemoramos comm eles pois eles também tem parte nessa vitória. Kobane é agora uma cidade que pertence não somente a seus habitantes, mas a todas as pessoas que a apoiaram. Nesses dias a seguir nós vamos conquistar vitórias ainda mais importantes. Nós esperamos quanto um governo, quanto pessoas e quanto membros da Casa civíl e do Senado todos estadounidenses vão continuar a nos apoiar. O ISIS efetuou por volta de 40 ataques suicidas utilizando veículos em Kobane e alvejou milhares de vezes a cidade. Nós esperamos que os Estados Unidos, que tem apoiado nossos combatentes, apoie nossas crianças e mães que foram retiradas de suas casas e terras e foram forçadas a procurar refugio em diferentes países. Com o apoio deles nós poderemos reconstruir Kobane.

 

-Que tipo de trabalho vocês estão tendo para reconstruir Kobane? Como aqueles que gostariam de apoiar-los podem faze-lo?

EM – Em Kobane ainda existem corpos do ISIS entre os escombros. Existe o risco de algumas doenças contagiosas, tais como o Ebola que está começando a se espalhar. Há inúmeras coisas que se pode fazer para ajudar nessa questão da saúde. Para conseguir remover esses destroços nós precisamos de escavadeiras e outros veículos munincipais. Todas as infraesttruturas da cidade foram danificadas. Nós precisamos reconstruir essas infraestruturas. Existe uma comissão que nós como os administradores do cantão formamos, onde existem engenheiros, médicos, advogados e professores. Essa comissão vai fazer um relátorio em breve para todos que estão interessados em prover um apoio.

-Por agora, algum dos grandes Estados prometeu ajuda? Vocês se reuniram com algum dos Estados que são parte da coalizão ou de alguma organização internacional?

EM: – Nós acabamos de conseguir a nossa liberação e nossa vitória tem somente dois dias de idade. Nossas reuniões com todos os Estados vão continuar. Porque os ataques do ISIS vão continuar. Nós vamos ter reuniões com organizações internacionais e preparações estão à caminho. Nós vamos estabelecer um ambiente pacífico para nosso povo, tanto no centro da cidade, quanto nos vilarejos.

 

-Eu quero perguntar sobre os vilarejos. Foi notíciado que o YPG começou operações para liberar os vilarejos. Que tipo de dificuldades vocês vão experimentar na retomada dos vilarejos e quanto tempo será necessário para que todos sejam retomados?

EM: Em Kobane existem 380 vilarejos, no entanto o ISIS não está presente em todos eles. Muitos comandantes importantes morreram em Kobane. O YPG está planejando a retomada dos vilarejos o mais rápido possível, entretanto ISIS  ainda está reforçando a área com armamento pesado. Para que possamos retomar os vialrejos será necessário um novo ataque aéreo da coalizão liderada pelos Estados Unidos.

 

-E quantas cidades vocês conseguiram libertar até agora?

EM: Até agora os vilarejos na proximidade imediata de Kobane foram liberados. O empenho para liberar os vilarejos ainda existe e no oeste, em direção à Tilşehir as cidades de Minaz, Gulmit, Memit e Helinc foram liberadas. Nós vamos continuar a informar o publico assim que retomarmos mais vilarejos.

 

-Os ataques aéreos da coalizão irão continuar, ou houve uma redução no número de ataques aéreos?

EM: Não, os ataques ainda estão acontecendo. Toda pessoa que ama a paz e a democracia é grata à coalizão dirigida pelos Estados Unidos por esses ataques aéreos. Nesse momento a cidade está inteiramente sob nosso controle e a coalizão está realizando bombardeios efetivos contra posicionamentos do ISIS nos vilarejos e esses ataques continuam a degradar o ISIS

 

-De acordo com algumas fontes dos Estados Unidos vocês não retomaram inteiramente Kobane, mas somente 90% da cidade. Porque eles disseram somente 90% e não a cidade inteira? Kobane foi totalmente liberada? O que você está dizendo é correto?

EM:- Quando eles disseram 90% existia de fato um certo perigo, no entanto agora a cidade foi totalmente liberada e ontem nós fizemos essa declaração. As fontes estadounidenses fizeram esse depoimento um dia antes de nós. No entanto nós precisamos deixar isso claro, o inimigo que estamos enfrentando, ISIS, é um inimigo muito sério. O perigo do ISIS continua nas nossas cidades, mas deixe todos relaxarem nesse instante, a cidade está inteiramente sob nosso controle. Se Deus quiser nós vamos liberar as outras cidades também em pouco tempo.

– Não somente os Curdos mas todas as pessoas do mundo ficaram extremamente satisfeitas com a vitória de Kobane. O que você gostaria de dizer para todo mundo que os apoiou e particularmente para os Curdos?

EM: Em nome de todas as organizações de Kobane e no nome do cantão nós agradecemos a todos que nos apoiaram, independentemente de seus ideais políticos. Nós esperamos que esse apoio vá continuar. Nós esperamos particulaemenrte que as mulheres e os homens jovens vão retornar para Kobane e se unirão à resistência. Assim como oferecemos a nossa gratidão a todo mundo, nós também celebramos todo mundo que nos apoiou nessa vitória.

Tradução: Bia de Noronha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s