Salih Muslim: Nós vamos contar com a nossa própria força para reconstruir Kobane.

Salih Muslim: Nós vamos contar com a nossa própria força para reconstruir Kobane.

O co-presidente do PYD Salih Muslim deu uma entrevista na Stêrk Tv sobre a vitória em Kobane, a reconstrução da cidade e a relação dos cantões com paises estrangeiros, de acordo com o novo artigo do Özgür Gündem.

Muslim começou respondendo uma pergunta sobre o projeto de reconstrução de Kobane, dando ênfase a ideia que Kobane iria se reconstruir contando com suas próprias forças. Ele então seguiu explicando que uma comissão foi formada e que essa questão já começou a ser trabalhada, dizendo “ As pessoas de Kobane vão decidir o futuro da cidade e nós, que somos parte dessa comissão, vamos seguir essa decisão. O povo de Kobane vai reconstruir a cidade de acordo com a resistência que mostrou até agora. Algumas pessoas estão sugerindo que uma nova cidade deveria ser construida, outros que uma parte deveria ser transformada em museu e outros estão dizenso que deveria ser reconstruida como ela era. Uma decisão final ainda não foi tomada. Existem muitos países e organizações internacionais que estão abertas a nos apoiar. Nós estamos abertos ao apoio, no entanto, assim como durante a resistência nós vamos contar com nossas próprias forças para reconstruir Kobane.

Nós estamos nos reunindo com as tribos.

Muslim acrescentou que a região no entorno de Girê Spî (Til Abyad), que se encontra entre os cantões de Cizîrê e Kobanê  e está atualmente ocupada pelo ISIS será liberada em breve, dizendo “nós estamos nos comunicando com algumas das tribos árabes que lá existem. Eles também querem fazer parte da nossa administração. Nós vamos liberar a área do ISIS.” E ainda, ressaltando que “ A vitória de Kobane mostrou ao mundo inteiro que o ISIS vai ser destruido e derrotado e que o mundo inteiro viu Kobane com admiração” Muslim continuou dizendo que essa vitória conduziria à derrota do ISIS em toda a Síria.

Um convite Oficial para os Cantões

Abordando a questão de reuniões recentes no Cairo e em Moscou, Muslim disse que essas reuniões tinham reconhecido a administração autonoma de Rojava e tinham oficalmente os convidado à tomar parte, acrescentando que “ a resistência de Kobane mostrou o valor das políticas feitas pela adiministração de Rojava”. Comentando sobre a hostilidade do Estado Turco frente à Kobane ele acrescentou “ Nós estamos esperando que eles adotem leis de boa vizinhança. Espero que depois disso eles mudem sua abordagem”.

Eblak ao lado de Kobane.

Os moradores do distrito de Elbak (Başkale ) na província de Wan (Van) lançaram uma campanha de apoio à Kobane sob a palavra de ordem “Nosso coração está em Kobane”. Um comitê formado de DBP regionais e co-presidentes do HPD, artesões e donos de lojas, e líderes eleitos das comunidades locais estão propagando essa campanha nas areas rurais. Saim Aşkan, que falou em nome ods artesões locais, disse aos reportéres que “ Nós estamos ao lado das pessoas de Kobane com nossas vidas e nosso apoio material até o fim”

Tradução: Bia Noronha

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Salih Muslim: Nós vamos contar com a nossa própria força para reconstruir Kobane.

  1. Todo apoio aos trabalhadores curdos! O objetivo final desta luta: liberdade e igualdade para homens e mulheres, destruir o fascismo dos Salafistas-Wahabbistas! Abaixo o Salafismo!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s