Primeira comuna num vilarejo Árabe é formada em Kobanê

Os moradores de Girane, vilarejo do sul de Kobanê declararam a formação da primeira comuna num vilarejo Árabe.

A Administração Autônoma Democrática e o Movimento da Sociedade Democrática (TEV-DEM) de Rojava estão somando esforços para formar comunas em vilarejos de Kobanê. Um encontro foi feito recentemente no vilarejo de Girane no sul de Kobanê para formar a primeira comuna num vilarejo Árabe. O membro do TEV-DEM, da Kobanê Armada e das Forças de Defesa da Sociedade (HPC) Cemil Hemze e moradores estiveram presentes no encontro. Após um minuto de silêncio pela memória dos que foram mortos na guerra, Cemil Hemze deu um seminário sobre a mentalidade atrás da vida comunal e o trabalho feito no vilarejo para formar a comuna.

Depois do seminário, presidentes/as da comuna e 17 gestores foram eleitos pela assembleia da comuna. Comissões de educação, economia, defensa, paz e serviços públicos também foram formadas. Como regra, um homem e uma mulher foram eleitos como co-presidentes/as da comuna. Em seus discursos, co-presidentes/as Mihemed El-Mestûr e Menal Hemûd prometeram servir o povo e seguir suas regras seriamente.

40 famílias vivem no vilarejo de Girane com a maioria delas fazendo parte da etnia Ebûlas. Girane é conhecido por ser o último vilarejo liberado do Estado Islâmico (IS/ISIS) no sul de Kobanê.

Fonte: ANHA

Tradução: Rafael V.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s