Informe sobre a resistência curda/ abril de 2018

SIRIA_-_TURCHIA_-_invasione_afrinupdate

A situação, no momento, é de ofensiva dos setores autoritários e patriarcais em todas as áreas do Curdistão. O fato mais importante foi a queda de Afrîn nas mãos do exército da Turquia e de setores do Exército Livre Sírio em 25 de março. As YPG precisaram se reorientar para a guerra de guerrilhas na retaguarda turca, o que é um processo muito mais longo e complexo.

Ainda não dá pra ter certeza sobre quais os objetivos da Turquia mas, aparentemente, eles envolvem a “turquização” de Afrîn, inclusive pressionando pela saída da população curda. Kobanê e Cizirê, os dois cantões originais da federação do Norte da Síria, estão correndo o risco de serem isolados e sofrerem cerco. E a Turquia também ameaçou atacar Sinjar, no Curdistão iraquiano. Tudo depende da decisão dos EUA e da Rússia sobre o que vão fazer com a Síria.

Na Turquia, a ofensiva nacionalista do Erdogan conseguiu dar mais popularidade ao governo e atrair setores que antes estavam na oposição, como o CHP (nacionalista de centroesquerda). O HDP, que é o partido legal da esquerda curda na Turquia, tem o desafio de conseguir unir todos os setores populares (curdos, sindicatos, movimento de mulheres e LGBT, a minoria religiosa alevi etc) na luta contra Erdogan.

No Irã, depois de um recuo das lutas da virada do ano, continuam os protestos das mulheres tirando os véus todas as quartas-feiras. Existiram protestos da minoria árabe ahwazi contra a crise econômica e ambiental na região em que eles vivem, perto da fronteira com o Iraque. Mas o país como um todo está em expectativa diante das declarações do novo secretário de Estado de Donald Trump, que defende uma política de confronto com o Irã.

Finalmente, temos que falar que várias páginas de solidariedade ao povo curdo foram derrubadas, provavelmente por pessoas que apoiam a política da Turquia. Foi o caso da nossa página e da Kurdistan America Latina. Mas nós já fizemos a nossa nova página, o link é esse.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s